sábado, 24 de novembro de 2012

Flores grandes e fedorentas!


Estamos acostumados a encontrar flores e apreciarmos o perfume de cada uma, ao contrário das que costumamos encontrar, existem flores que liberam mal cheiro, isso mesmo!
Apresento a vocês, as flores fedorentas!!




Raffesia arnoldii





Amorphophallus titanum





Raflésia (Rafflesia arnoldii)

São parasitas, não possuem folhas e vivem fixadas em caule e raízes de árvores, suas raízes transformadas em filamentos endófitos penetram nos tecidos do caule e raízes da planta hospedeira da qual extraem os nutrientes que a raflésia necessita para o seu pleno desenvolvimento.







Flor que exala o cheiro de carne em fase de putrefação e com isto atrai insetos que são responsáveis pela polinização desta flor, levando pólen de uma raflésia a outra, resultando a sua reprodução.


A flor pode chegar a medir um metro de diâmetro e pesar 7kg a 10kg .





A flor pode custar até 10 meses para alcançar a sua maturação e permanece aberta algumas horas ou dias.


A cor das pétalas variam do vermelho vivo e rosado e apresentam manchas brancas.


São encontradas nas selvas do Bornéu, Samatra, Malásia, Tailândia, Filipinas e outras regiões da Indonésia.










quem lembra deste Pokémon? o ataque é o mal cheiro, é uma raflésia.



Flor Cadáver (Amorphophallus titanum)

Assim como a raflésia, também libera cheiro de carne em fase de putrefação, é considerada a maior flor com mal cheiro do mundo!

Esta flor pode chegar a medir 3 metros de altura, podendo pesar 75 quilogramas, vivem cerca de 40 anos e florescem apenas 2 ou 3 vezes.

São encontradas na florestas tropicais da Sumatra, ilha da Indonésia.















A raflésia e a flor cadáver estão ameaçadas de extinção, pois a reprodução destas flores são super difíceis.




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Diga SIM aos elefantes e diga NÃO para a retirada do marfim.






Em todos os anos milhares de elefantes são sacrificados brutalmente para satisfazer a ganância de humanos que praticam estes sacríficos para a retirada do marfim que este mamífero possui, sabemos que a comercialização do marfim é ilegal.




comércio clandestino de marfim.





O comércio do marfim existe por muito tempo e esta prática é aceita por ninguém mais e ninguém menos que o Papa Bento XVI juntamente com o Vaticano, e se recusam a tornar extinta esta prática, pois é com o marfim que são fabricados os artigos religiosos que estes comercializam, e se recusam a aderir aos tratos internacionais que interferem a extinção desta espécie.



Feito com o marfim de elefante




Sacrificam elefantes para criação de elefantes em marfim!! absurdo!!




crucifixo feito com marfim











Imagem forte né? infelizmente esta é a realidade de milhares de elefantes todos os anos.









Os preocupados com a preservação da biodiversidade, com a sobrevivência das espécies, poderá ajudar para o fim desta prática cruel, assinando petições disponíveis por esta causa.

ASSINE A PETIÇÃO: 



Diga Sim aos elefantes!!








sábado, 17 de novembro de 2012

Assine a petição!







Quero um Brasil com fauna e flora preservadas!
um Brasil verde ♥
e você??
Assine a petição por um Brasil com florestas! 
não custa mais que um minutinho e não cobrará nenhuma taxa.
Lei do Desmatamento Zero:

 www.greenpeace.org/brasil/pt







As curiosas listras das zebras.




Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Ordem: Mammalia.
Família: Equidae.
Gênero: Equus.


Nesta postagem tentarei responder algumas perguntas frequentes em relação as listras de zebras.


Zebras são brancas de listras escuras ou escuras de listras brancas?


Zebras são brancas de listras escuras, sendo possível confirmar esta hipótese, notando que a barriga do animal é  branca com as estreitas listras escuras cobrindo o resto do corpo.








2° Para que servem as listras das zebras?



De acordo com estudos, a padronagem seria um antídoto contra o ataque de parasitas, já que zebras atraem menos moscas que cavalos de pelagem preta, marrom ou branca, ou seja as listras servem como repelente ao animal.










Acredita-se que as listras das zebras possuam o padrão individual da 'estampa' para servir como um tipo de impressão digital, facilitando assim o reconhecimento de diferentes bandos e seus membros.



3° Zebras se camuflam?

As listras das zebras servem também como camuflagem (talvez do tipo homocromia), para afastar seu maior predador, o leão. Este predador não define cores, enxerga tudo preto e branco, e com isto ocorre o contraste destas cores quando as zebras andam em velocidades e para lados diferentes,desta forma o leão não percebe onde inicia ou onde termina um animal, fazendo com que fique atrapalhado no momento de caça.



As listras das zebras escurecem de acordo com a idade.






O azul extinto!






Nome popular: Ararinha azul
Nome cientifico: Cyanopsitta spixii
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes 
Família: Psittacidae




A ararinha azul é uma ave que apresenta penas de cor azul chegando em algumas penas a coloração cinzenta onde a parte 'nua' tendo esta cor vai desde a parte superior do bico até a região dos olhos destacando a cor amarela da íris do olho do animal.







O bico é menor em relação as outras espécies.

Mede cerca de 57 centímetros de comprimento e chega a pesar 296 a 400 g.


A alimentação desta ave é a base de frutos e sementes como: sementes de caraibeiras, de pinhão, faveleira e de baraúna. Em cativeiros geralmente se alimentam de grãos, frutas diversas, ração comercial para psitacídeos, suplementação mineral e polivitamínica.









Encontrada exclusivamente no Brasil no extremo norte da Bahia ao sul  do rio São Francisco, na região de Juazeiro.
As florestas ciliares abertas e caatinga seca eram o habitat natural desta ave.









A espécie costumava fazer ninhos em grandes buracos de troncos de árvores, principalmente da caraibeira, que em cativeiros são substituídos pelos ninhos feitos de madeira.













Espécie extinta devido á captura desta ave para o tráfico de animais para servir como ave ornamental ou de estimação e também a degradação de seu habitat original.
Foi considerada extinta pelo IBAMA no ano de 2002, hoje é a arara mais rara do mundo.

O Brasil detém apenas 8 exemplares desta ave, as demais estão no poder de mantenedores que integravam o grupo e de colecionadores particulares estrangeiros.










 Foi observado que antes desta espécie ser encontrada em extinção já apresentava dificuldades para o acasalamento.
O último exemplar desta ave encontrado em Curaçá , sertão da Bahia, era macho e acasalou-se com uma fêmea de Maracanã (Ara Maracana) e a tentativa de reprodução foi totalmente frustrada pois não houve filhotes.

Existe um projeto para localização de outros indivíduos e a recuperação da espécie pela reintrodução na natureza daqueles atualmente em cativeiro.
Um pouco sobre o projeto: http://ambientalsustentavel.org/2012/novo-esforco-pode-devolver-ararinha-azul-a-natureza/

Não foram localizados novos indivíduos, e é considerada ave de extinção total, pois existem apenas em cativeiros e não na natureza.

Apenas conservadas em cativeiros esta ave apresenta dificuldades para reprodução.

Esta é uma das espécies que perdemos, graças a ação humana contra a natureza.











Os peixes dormem?

          







Esta era uma dúvida que eu tinha e ao perguntar para as pessoas elas também não sabiam responder, então resolvi pesquisar e acompanhar o comportamento dos peixinhos, e saiba que peixes dormem sim e ao contrário de humanos, os peixes não fecham os olhos quando dormem pois não possuem pálpebras. 

O momento do "sono" dos peixes é caracterizado pela redução de seus movimentos vitais durante um certo período do dia.


Sendo este o repouso, que é o estágio de imobilidade, onde os peixes apresentam equilíbrio por meio de movimentos bem lentos.


Algumas espécies procuram ficar no fundo do rio ou mar, ou procuram se esconder em buracos para evitar a ataques de predadores.


Mesmo durante este período de "descanso" os peixes forçam a passagem de oxigênio em suas brânquias com o abrir e fachar da boca. Assim eles continuam respirando no momento do "soninho"







Os peixes sentem sede ??

Todo ser vivente necessita de água para sobreviver, disso todos nós sabemos, mas quanto ao peixe que vive na água, sente sede?


Não seria correto afirmar que peixes sentem sede comum, de buscar água, já que estes vivem constantemente na água. 


Todo animal precisa de um balanço adequado entre a quantidade de água em suas células e as partículas sólidas dentro das células.

Humanos e outros animais terrestres perdem água o tempo todo por meio de suor ou da respiração, quando o cérebro percebe a perda de líquido, este aciona a sensação de sede para que busquemos a reposição do líquido perdido.









Peixes de água doce possuem uma tendencia continua de ganhar água no corpo e não perder, a água entra principalmente pelas brânquias por osmose, com o recebimento constante de água no corpo então estes peixes não devem sentir sede.

Quanto aos peixes marítimos, possuem menos concentração de sólidos em seu corpo do que na água do mar que é rica em sal, com isto tendem a perder água pelas brânquias  ao invés de ganhar. Com isso passam a repor a água que perdem e o aparelho digestivo trata de retirar excesso do sal que também saem pelas brânquias.

Os peixes marítimos são os que mais se aproximam em sentirem sede como nós, humanos.

 É  através da água que peixes retiram oxigênio para o processo de respiração.










domingo, 11 de novembro de 2012

O Rei do Ártico.




Urso Polar (ursus maritimus)
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora

Família: Ursidae
Genero: Ursus
Espécie: Ursus maritimus






É conhecido como urso branco, e "rei do Ártico", é o maior carnívoro terrestre e é o maior urso, encontrado no círculo polar Ártico.

O urso polar possui características morfológicas bem adaptadas para baixas temperaturas, com rica cobertura de gordura em sua pele que é bem espessa sua pelagem.










São ótimos nadadores em função do formato de suas patas ao redor dos coxins "almofadas das patas" os ursos polares tem pelos especiais que não os deixam escorregar no gelo e os ajudam a correr numa velocidade até 40 quilômetros por hora.

Consegue mergulhar uma profundidade de até 3 metros, fechando as narinas, fazendo com que não ocorra a passagem da água entre seus pulmões evitando assim a morte do animal.








São nômades, ou seja, não possuem um lugar fixo.

Organizam-se em grupos pequenos de aproximadamente 4 animais.
O acasalamento desta espécie ocorre na época da primavera sendo que os filhotes nascem no inverno, a fêmea costuma gerar 3 filhotes por gestação.

Seu olfato é apurado é 100 vezes mais sensível que o do ser humano, auxiliando encontrar alimento e também as fêmeas de sua espécie na época do acasalamento.














Alimenta-se de: bacalhau, salmão, aves, golfinhos, filhotes de leões marinhos e outros mamíferos de pequeno porte, alguns cervos, pequenos roedores, frutos da mata, baleias quando encontram-se mortas e até mesmo, o lixo produzido pelo humano, infelizmente!

conseguem ficar até 8 meses sem comer nada, e neste período pode até alimentar-se de humanos (medo! rsrs)











De acordo com os estudos científicos do  IPCC o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, este animal encontra-se no risco de extinção e podem desaparecer por completo em 50 anos (ou menos) devido o derretimento da calotas polares, e este ano de 2012 ocorreu o maior degelo de toda história.











Parece ser branquinho, mas não é!!


O pelo do urso polar não é branquinho do jeitinho que enxergamos, isso mesmo, o urso polar possui pele negra e pelos "transparentes", como se fossem uma espécie de fibra óptica, a cor branca na pelagem do animal é a presença da radiação solar que reflete a cor do ambiente, apresenta a característica da camuflagem do tipo Homocromia.