domingo, 11 de novembro de 2012

O Rei do Ártico.




Urso Polar (ursus maritimus)
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora

Família: Ursidae
Genero: Ursus
Espécie: Ursus maritimus






É conhecido como urso branco, e "rei do Ártico", é o maior carnívoro terrestre e é o maior urso, encontrado no círculo polar Ártico.

O urso polar possui características morfológicas bem adaptadas para baixas temperaturas, com rica cobertura de gordura em sua pele que é bem espessa sua pelagem.










São ótimos nadadores em função do formato de suas patas ao redor dos coxins "almofadas das patas" os ursos polares tem pelos especiais que não os deixam escorregar no gelo e os ajudam a correr numa velocidade até 40 quilômetros por hora.

Consegue mergulhar uma profundidade de até 3 metros, fechando as narinas, fazendo com que não ocorra a passagem da água entre seus pulmões evitando assim a morte do animal.








São nômades, ou seja, não possuem um lugar fixo.

Organizam-se em grupos pequenos de aproximadamente 4 animais.
O acasalamento desta espécie ocorre na época da primavera sendo que os filhotes nascem no inverno, a fêmea costuma gerar 3 filhotes por gestação.

Seu olfato é apurado é 100 vezes mais sensível que o do ser humano, auxiliando encontrar alimento e também as fêmeas de sua espécie na época do acasalamento.














Alimenta-se de: bacalhau, salmão, aves, golfinhos, filhotes de leões marinhos e outros mamíferos de pequeno porte, alguns cervos, pequenos roedores, frutos da mata, baleias quando encontram-se mortas e até mesmo, o lixo produzido pelo humano, infelizmente!

conseguem ficar até 8 meses sem comer nada, e neste período pode até alimentar-se de humanos (medo! rsrs)











De acordo com os estudos científicos do  IPCC o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, este animal encontra-se no risco de extinção e podem desaparecer por completo em 50 anos (ou menos) devido o derretimento da calotas polares, e este ano de 2012 ocorreu o maior degelo de toda história.











Parece ser branquinho, mas não é!!


O pelo do urso polar não é branquinho do jeitinho que enxergamos, isso mesmo, o urso polar possui pele negra e pelos "transparentes", como se fossem uma espécie de fibra óptica, a cor branca na pelagem do animal é a presença da radiação solar que reflete a cor do ambiente, apresenta a característica da camuflagem do tipo Homocromia.















Um comentário:

  1. Adorei a postagem. Extremamente informativa. Sempre pensei que o URSO POLAR fosse branquinho (rsrsrsr)... Será muito triste se perdemos esse animal tão belo da natureza. Infelizmente a população mundial ainda não se tocou da necessidade de preservar, cuidar para não perder. Só se preocupam com algo, quando o estrago já tá feito. Além do que a questão não é só se preocupar... é agir, lutar, defender... Precisamos de pessoas com mais atitude nesse mundo. Gostaria de parabenizá-la novamente pela postagem. Aguardo mais publicações. Abraços.

    ResponderExcluir